Você sabe quais são as diferenças de uma cerveja e um chopp? Agora vamos te explicar tudo, para não restar dúvidas na hora de escolher qual será a opção de hoje!
A cerveja e o chopp possuem um processo de fabricação bem similar, porém, contam com uma diferença essencial: o chopp possui uma etapa a menos!
Mas quais são as diferenças?
O chopp não passa pelo processo de pasteurização, que é o processo que utiliza o calor para inativar microrganismos e é o responsável por prolongar a duração do líquido. Por este motivo, o chopp tem um período de validade mais curto que a cerveja. Além disso, justamente por passar por menos etapas, o chopp mantém o aroma e sabor em seu melhor estado, uma vez que o produto é mais fresco!
Outra diferença reside no processo de carbonatação, produzido na fase da fermentação do mosto e responsável por proporcionar o gás carbônico na cerveja. Este gás é o responsável pelas bolhas que encontramos na cerveja. O gás também pode ser adicionado artificialmente, como as vezes é feito no chopp, para que, durante a extração do mesmo haja uma quantidade suficiente para que o líquido esteja saboroso e espumante até o final do barril.
Ao compararmos os produtos já prontos, observamos algumas outras diferenças. O período de duração da cerveja é de 8 a 12 meses, enquanto o do chopp, em torno de 30 a 45 dias, quando conservado sob refrigeração.
Por fim, a diferença entre chopp e cerveja está também na temperatura ideal para consumo, e, claro, no sabor. A temperatura ideal para degustar a cerveja com todo seu sabor, gira em torno de 2°C a 15°C, dependendo do tipo e se está em lata ou garrafa. Já o chopp, o ideal é que seja servido em uma temperatura de 3°C a 5°C, preservando sua intensidade e seu frescor.
Agora que você já sabe tudo sobre cerveja e chopp, qual será a sua escolha para o próximo final de semana?
Saiba mais: Conheça nossa linha de produtos
Quer mais dicas como essa? Siga-nos no Facebook e também no Instagram.